Os vistos para brasileiros no governo de Trump

Desde o início do seu governo Donald Trump prometeu dificultar a imigração tornando as regras que viabilizam as mesmas mais robustas. Suas posições nacionalistas e protecionistas são marcas da nova direita americana que fala na linguagem do eleitorado que a mesma procura agradar.

Mas o que essas medidas polêmicas significam para os brasileiros que almejam tirar visto para ir para o Estados Unidos? Neste artigo vamos discutir tocando em 2 pontos pertinentes à gestão de Trump e os vistos dados aos brasileiros.

Acompanhe a seguir:

1. Critérios para brasileiros ir ou ficar nos Estados Unidos da gestão Trump

Nenhum banimento ou alteração especial a respeito dos brasileiros foi feito ainda, portanto os critérios para os brasileiros viajarem ou imigrarem aos EUA permanecem o mesmo. Apenas países muçulmanos tiveram um tratamento mais hostil, onde pessoas do Irã e Iraque por exemplo foram impedidas de entrarem no país. Essa medida teria a intenção de combater o terrorismo e extremismo religioso. As mudanças sutis que ocorreram para quem dos demais países como o Brasil que quer tirar visto são relacionadas aos processos de entrevista, nada muito grave mas provavelmente o visto de trabalho H-1B sofrerá uma mudança importante requisitando que somente trabalhadores que terão salários mais altos em relação ao estabelecido atualmente possam tirá-lo.

2. Existem restrições específicas para os brasileiros?

Como já afirmado no primeiro momento não exigem exclusivos critérios para brasileiros até agora, mas somente um detalhe que afeta países latinos, onde pessoas de 14 à 15 anos e 66 à 79 anos são obrigação levadas à dar entrevistas para poder tirar o visto.

O fato de que o Brasil ser um dos países que mais enviam visitantes para aos Estados Unidos, com um número que chega à 800 mil pessoas ao ano, é bastante positivo e influencia os termos de procedimentos dos EUA para se tirar o visto. A embaixada dos Estados Unidos no Brasil também divulga um dado que diz que a maioria dos brasileiros que solicitam o visto para ir aos EUA é aprovada e esse panorama deve permanecer.

Trump afirmou recentemente também que quer criar políticas que valorizem a entrada de imigrantes por mérito ou seja, isso significa uma vantagem pros brasileiros que sonham em morar nos Estados Unidos para ter uma vida melhor exercendo sua profissão em alguma empresa ou instituição, investindo em ações e imóveis ou abrindo um negócio.

Por outro lado, os brasileiros que ainda insistem em entrar ilegalmente nos EUA, terão um realidade mais dura e precisarão encontrar uma maneira mais rápida de se regulamentar e se estabelecer economicamente, porque a gestão Trump não vê esse tipo de imigrante como uma minoria mas como alguém que pode tomar empregos dos americanos.

Se fossemos por em miúdos o que esse novo cenário representa, se tem uma coisa que mais os brasileiros precisam ver nesse novo período para conseguir o vistos, é sempre se portar na linha e ser produtivo, assim dificilmente haverá algum transtorno para o imigrante brasileiro em solo da América de Donald Trump, uma posição que vai contra aquele imagem do “jeitinho brasileiro”.